Lugar de Criança Feliz

Na Sonho de Criança a natureza encontra as crianças e abre suas asas de inspiração.

Sigamos sonhando. É possível. Aqui e agora.

Matrículas Abertas

Olhar para dentro

Ansiamos por conhecer, buscamos as profundezas da educação no pulsar da criança. Olhamos para fora, olhamos para dentro. Escutamos. Registramos, avaliamos. Seguimos semeando em nós e em nossos fazeres mil formas possíveis e por vezes inimaginadas de fazer educação, num espaço que cabem todas as expressões do estar vivo.

Olhar para fora

Vivemos juntos e essa energia vital, de fé na vida e suas sabedorias, retroalimenta e nos faz assim, felizes, tocando cada coração e alma envolvido, despertando outros mais distantes, recebendo toda emanação que pulsa desse circular processo de aprender e ensinar. Colocar-se na linearidade da infância, escutar os cochichos de corpos crescentes, desfazer-se de degraus ou preconceitos, voltar ao chão da infância, com olhos no universo. Esse tem sido nosso caminhar. Sigamos sonhando. É possível. Aqui e agora.

Sonho no mundo

Sobre a Escola

Com 14 anos de trajetória, a Sonho de Criança é uma escola de aprendizagem coletiva, especializada na Educação Infantil, que por meio de estudos das neurociências e centrada numa educação biocêntrica, valoriza as pulsões da infância e seus saberes.

Como uma belíssima experiência educativa, com práticas de reintegração à natureza, A Escola Sonho de Criança tem marcado belas sendas para a educação no Brasil. Então, contamos um pouco da nossa história.

Vez por outra me perguntam como surgiu a ideia da Sonho de Criança, de onde veio o nome, porque decidi por dedicar energias e trabalho à educação. Perguntam-me sobre esse Sonho que foi configurando-se aos poucos, sempre com uma potência que até eu mesma estranhava. Era uma potência que chegava a ser teimosa, essa vontade dessa escola acontecer. São as verdades dos dons. Força que não desiste.

Há cerca de 14 anos ela materializa-se num projeto ousado, com frentes ainda sendo estudadas (as neurociências) e com pulsões que naquele período eram quase abafadas pela sociedade: as pulsões da infância.

Desde o princípio a equipe que esteve na Sonho, contribuindo, sempre foi sonhadora. E crer ser possível abre muitas lindas sendas, caminhos, verdades, e largos saberes.

Nossos ritmos e rotinas

Há ritmos e ritos que nos legitimam enquanto Sonho de Criança. Gestos repetidos e repetidos foram dando corpo ao que somos, aos nossos sonhos, às crenças da infância e dos cuidados. Ações que deram e dão lugar ao brincar e à infância em que acreditamos.

Nascemos de sonhos, de potências, de muitos estudos, mas acima de tudo de um respeito ao encontro com o outro, enquanto família, enquanto comunidade. Desde cedinho já sabemos da importância do sorriso. Assim são acolhidas nossas famílias e nossas crianças, desde a porta até cada recanto interno da escola. Sorrisos e abraços que acalantam e não só desejam um bom dia, mas plantam esse dia no íntimo de cada um. Aos que ficam na escola e aos que vão aos seus afazeres, damos colo, amor, cuidado. Acolhemos. Buscamos dar sequência de família, senso de pertencimento e de aconchego, lugar de segurança amorosa para ser e crescer. Somos diariamente testemunhas de grandes feitos das crianças, esses seres imensos que se esparramam em saberes, com suas mentes e mãos curiosas, seus corpos inquietos e pululantes, seus olhares que querem beber o mundo. Damos espaço. Estendemos lindos tapetes a essas vontades, de alma e de corpo. No encontro com a natureza na escola, as crianças se expandem. No encontro com outras naturezas, de outras crianças, elas se investigam, entram em brincadeiras, embates, conflitos. Conhecem-se, imitam-se, descobrem quem são e ampliam seus sonhos. Testam inúmeras possibilidades, desafiam conhecimentos prévios e voltam a tentar fazer de outro jeito, provando que há sempre mil maneiras de se fazer e se descobrir.

A família, nossos parceiros de caminhada

Só somos quem somos pelas famílias que nos escolheram como família. Já são muitos anos de lida no ambiente escolar, e a Sonho segue mostrando que é possível que na escola haja vida, haja amor, haja escuta, haja vitalidade de descobertas, haja olhos brilhantes pelos seus fazeres e brincadeiras. Com o passar do tempo fomos apurando o olhar da alma para a alma da infância. Fomos nos desfazendo de amarras antigas de poder, mergulhando num mundo possível onde a vida importa, onde a sensibilidade tem lugar, onde o belo e o poético acontecem sem regras, onde os abraços alimentam

cada abraçado como o pão de cada dia, onde é possível o choro tanto quanto o riso, onde há cantos de aconchego e conquistas. O amor rege nossas relações. Descobrimos que sabemos pouco, apuramos nossos corações ao que o outro nos traz. Aprendemos

de novo, de novo, de novo. Encontramos o saber no que é ancestral, tanto quanto no que é futuro inédito. E nos colocamos em estado de presença plena. Sonho de criança.

Inspiração e estudos pedagógicos

O encontro com os saberes de Reggio Emilia, Eneagrama e Infância, Emmi Pikler, Gandhy Piorski, Casa Redonda, Fundesplai, Biodança, Calatonia, ICOT, os estudos de respeito à natureza do Rudolf Steiner, a Pedagogia da Emergência, os estudos em torno da paz de Roberto Crema, as neurociências com seus muitos cientistas, como Natalia Ojeda, Mar Romera, Roberto Aguado. Enfim, foram muitas e intensas imersões em saberes da educação. Tudo isso foi nos emprestando uma identidade muito particular, de uma escola de respeito à infância em sua maior potência, respeito ao brincar e a seus ritmos.

Nossos estudos e nossos encontros

Nesse tempo muitos estudos foram desbravados, muitos livros, encontros, congressos, mas para além dos conceitos da academia, foram muitos encontros valiosos com as crianças e suas famílias. No encontro dos olhares, dos saberes, das vontades, dos ímpetos, das dedicações e entregas, fomos construindo um Sonho muito maior, e foi materializando-se a certeza de que é possível fazer educação onde o respeito à infância e seu brincar encontra ideias e projetos encantadores, estimulantes e grandiosos, que marcam nossas vidas enquanto comunidade educativa. Aprender que a escuta é mágica e define nossas felicidades, aprender que o encontro é valioso e que as diferenças nos ampliam, aprender que sempre há o que doar e receber, e que a verdade da criança vem por meio do seu corpo potente, cheio de expressões e ímpetos. Tudo isso foi delineando nosso caminho, foi alumbrando sendas que seguimos, com crença no que fazemos, crença em nossos talentos e equipe, mas crença principalmente no que a criança é.

O encontro da ancestralidade com os dons

Saberes que unem uma ancestralidade inspiradora, reverberar de dons inatos que encontram lugar para serem o que são, e um porvir que já paquera nossos ideais futuros, nossos projetos e dias vindouros. Nós, da Sonho e nossas crianças e famílias, seguimos aprendendo a ser brincantes, e entendemo-nos no encontro dos nossos afetos, mesmo que por via da vida como ela é, haja um ou outro desencontro. Seguimos aprendendo a respeitar os ritmos, os ritos, as belezas da vida. Alimentamos essa beleza com muito zelo. Da flor, do vento na folha, na gota de orvalho, do olho que brilha, do cochicho dos voos das borboletas, das memórias afetivas das comidas, das brincadeiras que falam de quem somos, dos nossos perrengues e cansaços por sermos tão entregues, tão intensos, tão sonho.

Nosso time

Uma equipe integrada com a infância

Ah, nossa equipe! é bom demais acompanhar, fazer parte e estimular uma turma tão integrada, tão entregue aos estudos e imersões que valorizam a infância e suas práticas. um corpo de educadoras composto por pedagogas, atelierista, auxiliares de desenvolvimento, profissionais de banho e limpeza, cozinheiras, entre outras, mas acima de tudo profissionais comprometidas com a vida na infância. educadoras que sabem que a educação acontece onde há vida, brilha em espaços abertos, se aninha nas salas de atividades, ganha mundo nas experimentações e brincadeiras, pousa leve nos momentos dos banhos, das alimentações e dos descansos. educação se faz onde há gente disposta a ser junto. e assim somos.

O tempo da infância

Seguimos fortes. Poetizamos a vida, lembrando disso em nossas rotinas, tentando a todo tempo nos lembrar de não alimentar a roda insana das faltas de tempo. Damos tempo. Criamos tempos. Entregamo-nos de corpo e alma às experiências do viver esse espaço escolar possível. Incrementamos o onírico para que nos inspire, mas fazemos esses sonhos bem reais desde os sorrisos de amanhecer até as cantorias e histórias de entardecer. Seguimos estudando. Visitando outros lugares, outras formas de fazer, outras experiências do ser feliz, voltamos, enraizamos nossos sonhos e contaminamo-nos com novos devaneios possíveis.

Educação infantil

Estrutura da Sonho

Na Sonho de Criança a natureza encontra as crianças e abre suas asas de inspiração. Cuidamos dos ambientes onde o verde, o plantio, os elementos vitalizadores em madeira, bambu, cera, palhas, e o mundo natural brincam com a criança. Encontro com as famílias, com suas ideias e participações. Encontro com nossas educadoras criativas e sensíveis ao vivo e pulsante. Nossa estrutura é casa de muitos sonhos e imagéticas, lugar de aconchego e cuidado, lugar de alçar altos voos e conquistas.

Uma etapa que vale uma vida

Na Escola Sonho de Criança educamos crianças em toda a Educação Infantil, dos 3 MESES A 6 ANOS, nas modalidades de ensino abaixo:

INTEGRAL – das 7h às 17h30

ESTENDIDO – das 7h às 14h

MEIO PERÍODO – das 7h às 11h30 ou das 13h às 17h30

Nossa alimentação

Toda a alimentação das crianças é carinhosamente feita na escola, marcando memórias ao longo dos anos. Uma cozinha que se esmera na escolha e seleção dos produtos, valorizando os alimentos vindos da terra, saudáveis e livres de químicos. E preparações que dão água na boca desde que são iniciadas. Na Sonho o cheirinho de alho e especiarias, das sopinhas e delícias onde o amor se faz presente vão deixando nas crianças muito além de um hábito, mas um respeito pelo alimento e pelo seu corpo.

Equipe integrada com a infância

Ah, nossa equipe! É bom demais acompanhar, fazer parte e estimular uma turma tão integrada, tão entregue aos estudos e imersões que valorizam a infância e suas práticas. Um corpo de educadoras composto por pedagogas, auxiliares de desenvolvimento, profissionais de banho e limpeza, cozinheiras, entre outras, mas acima de tudo profissionais comprometidas com a vida na infância.

Como aprendemos e ensinamos

Aqui a educação se dá na circularidade, nas oportunidades presentificadas na vida, sempre com base num planejamento prévio de oficinas, vivências e experimentações. Acolhemos o novo como incremento, e o inédito nos faz ampliar as experiências de educação. Respeitando as pautas da BNCC, vamos brincando com o que há de mais belo na infância: o olhar de descoberta e encantamento! E numa dança entre saberes prévios e de nascedouros novos, vamos integrando juntos muitas formas de ser, sentir e viver a infância na sua potência.

Vivências, oficinas, experimentações e brincadeiras

Nas oficinas e vivências que propomos, as crianças vão conhecendo materiais, olhando, pensando, sentindo, aprendendo conceitos e chegando as próprias conclusões. No desenrolar das cartas de intenções que nos norteiam, somos surpreendidos a cada dia. Ensinamos e aprendemos de maneira bela, circular e harmônica. Harmonia cheia de verdades, com tudo que cabe na vida real: descobertas, frustações, erros, encantamentos, reações, belezas. E nessa via de vida as famílias são além de bem vindas, necessárias. Por isso convidamos continuamente e as recebemos como quem recebe queridos em casa!

|

Depoimentos

O que falam sobre a gente

O lugar dos sonhos possíveis

A Escola Sonho de Criança não atende apenas a demanda das crianças por um mundo de aprendizado convertido em descobertas imaginativas e criativas. A Sonho foi a primeira das muitas escolas que eu visitei que me fez querer que minha filha vivesse uma parte dos seus dias lá. Vivesse, isso mesmo! O Sonho é um lugar onde se vive. Pensando nisso, agora nem consigo precisar quando a primogênita ingressou na escola, já que no meu imaginário desde sempre é lá o meu primeiro destino do dia, levar uma das filhas na Sonho de Criança para coexistir com eles.

Flávia Silva Rocha

mãe de Olga e Leila Lou

Uma explosão de sensorialidade

A Sonho de Criança é uma explosão de sensorialidade. Por esta razão, ao tentar expressá-la em palavras, corremos o risco de não termos êxito. Não é uma questão de recortar uma realidade, mas sim de sentir. Por meio das atividades pensadas na miudeza engrandecedora do cotidiano, as crianças vivenciam a construção e a leveza de suas infâncias e nós, pais, reconstruímos as nossas. Que felicidade termos encontrado com a Sonho em nossos caminhos.

Graziela Gatto

mãe de Luiza

É justamente esse abraço…

Eu adoro vir buscar Maysa na escola, quando abre o portão a gente já recebe um abraço, um sorriso, com certeza, a diferença da Sonho é o acolhimento.

Lívia Duarte

mãe de Maysa

Compartilho as emoções do meu filho e muitas vezes é a Sonho que me guia na relação entre as emoções e João. A escola é um grande norte para mim. Vocês são únicos. Em nenhuma escola a gente tem esse acolhimento familiar e só quem está lá dentro sabe o que é ter vocês na vida. É incrível! Eu sou muito abençoada por ter vocês. Sou grata e amo essa família Sonho.

Karoline Cabral Veiga da Rocha Cavalcante

mãe de João

Lá eu viro fada, lá eu posso voar, às vezes sou firme como a rocha ou fluida como a água! Às vezes eu sou música e às vezes descoberta! Mas eu sempre preciso voltar lá ao final de cada ano! Eu preciso da minha dose anual do sonho, sempre na época mais corrida na minha rotina, mas também a época em que estou exausta do meu mundo sem o sonho! E sabe o mais incrível? A CADA RETORNO, UMA DESCOBERTA! Meu Deus, como eu amaria ter sido uma criança da Sonho! Talvez eu não tivesse me perdido um tempo, talvez eu tivesse a consciência do respeito pela minha essência!

Marianna Felipe

mãe de Lucca

A Sonho de Criança nos trouxe a oportunidade de reafirmar que a beleza da vida está na essência das coisas, no encontro entre as pessoas e nas conexões entre os corações sonhadores. Lugar de encantos, fonte de inspiração autêntica e inesgotável…A imersão da nossa família no mundo Sonho, nos trouxe a oportunidade de ampliar o olhar para a infância e suas delicadezas, apurar nossos sentidos e aflorar a nossa intuição, enquanto guardiães dos segredos do propósito de vida da nossa Amélie. Espaço de reconhecimento da força do imaginário e do onírico, que nos impulsiona e fortalece o desejo da construção de um mundo mais sensível e amoroso. Sonho de Criança: ponte que nos religa, porto seguro ao qual sempre iremos voltar!

Marirôze Vilanova

mãe de Amélie

A natureza mora lá. Uma escola que prioriza as essências, o ser. Como eu gostaria e ter estudado lá! Feliz de quem tem um Sonho de Criança em sua vida. Gratidão por estar aprendendo com vocês através de Catarina.

Dayana Sandes

mãe de Catarina

Vai ser lindo te receber

Agende uma visita, e teremos um imenso prazer em apresentar nosso espaço, vivências, projeto pedagógico, e um pouco do nosso lindo mundo da infância.

Telefone: + 55 79 3214-2092 / 98115-8518

E-mail: sonhocriancaaracaju@gmail.com

Horário de funcionamento: seg – sex: 7am – 17:30pm

15 + 9 =

© 2021. Todos os direitos reservados.

Fale conosco